Inspiração: Trench coat.

  • 4
Oi oi princesas, tudo bom ?



Hoje eu vim falar pra vocês dos trenches coats. 
Que eles são os queridinhos de muita gente todo mundo já sabe, mas vocês sabem como e onde ele nasceu ? Não? Eu também não sabia, por isso fui atras e descobri tudo. E vou explicar Tim Tim por Tim Tim pra vocês. Preparadas ?
Vamos lá:

Ele nasceu em 1879, fez fama durante a Primeira Grande Guerra Mundial e acabou vestindo estrelas, celebridades e primeiras-damas.

Duas marcas britânicas reivindicam a invenção do trench coat: a Burberry e a Aquascutum. Mas tudo indica que a Burberry saiu na frente. Em 1879, Thomas Burberry inventou uma capa feita com um tipo de gabardine que resistia à chuva. Em 1914, adicionou abas a um modelo de 1901, criando um novo look para seu maior cliente: o exército inglês. Assim nasceu o trench coat (literalmente casaco de trincheira). Os concorrentes começaram a fazer modelos parecidos e as propagandas se multiplicaram tanto que a peça acabou virando uma marca registrada da Primeira Guerra Mundial.

ANOS 1910: FOCO  NOS  DETALHES

Antes da Guerra, os trench coats eram um item opcional para os oficiais do exército inglês. Entre 1914 e 1918, ele se tornou popular: as fábricas venderam mais de 500.000. O segredo estava nos detalhes funcionais. A aba no peito (peitilho) era um reforço para o soldado apoiar a arma; as dragonas sobre os ombros serviam para carregar o quepe dobrado ou mapas. O punho, ajustado, protegia do vento frio.  


ANOS 20: SUVENIR DE GUERRA

De volta para casa, no final da Guerra, meio milhão de soldados adotaram versões simplificadas dos trench coats no dia a dia. Como as confecções que forneciam para o exército começavam a fabricar roupas para civis, foi natural que o trench ganhasse as ruas. Os modelos mais tradicionais da Burberry começavam a se misturar a versões que refletiam o estilo do século XX.


ANOS 1930: A DEPRESSÃO

Nos anos 30, os trenches migraram para as telas dos cinemas. Em A Man from Wyoming, Gary Cooper aparece vestido com um modelo tradicional. A atriz Joan Crawford deu ao casaco um ar chic e a aviadora Amelia Earhart usou versões de couro e de gabardine. Com o lançamento da história em quadrinhos Dick Tracyem 1931, o desenhista Chester Gould associaria para sempre o estilo dos detetives ao uso do trench.

ANOS 1940: A FASE BOGIE

Em 1942, ao encarnar Rick, no filme Casablanca,Humphrey Bogart devolveu o “allure”que a peça tinha perdido nos últimos anos. Nos filmes noir, que faziam enorme sucesso na época, os trench coats se tornariam o uniforme de agentes secretos, detetives particulares e inspetores de polícia. Enquanto isso, casacos mais curtos ganhavam espaço no front, dando mais liberdade de movimento e agilidade aos soldados. Burberry e Aquascutum, entretanto, continuavam produzindo as peças com seu comprimento tradicional.

esses modelos são de 1949, e tinham pelos nas golas.


ANOS 1950: FOCO NAS MULHERES

Os estilistas deram aos trenches linhas mais femininas durante a década de 50. Proporções mais enxutas e cortes clássicos combinavam mais com a fase austera do pós Guerra. Os looks masculinos eram combinados quase sempre com um chapéu Fedora. Em Matar ou Morrer, de 1952, Gary Cooper fazia um inspetor sempre vestido com um trench coat.

ANOS 1960: HIGH FASHION

Os trenches ganhavam versões mais jovens e se tornvam cool graças às campanhas da Burberry e da London Fog. Com a coleção de 1968 de Yves Saint Laurent, trend-setters como Jackie Onassis e Bridget Bardot oficializam a peça como high fashion. No cinema, a peça vive seu auge. Audrey Hepburn e George Peppard usam trenches na cena do beijo, emBonequinha de Luxo. O Inspetor Clouseau, de A Pantera Cor de Rosa, Jean-Paul Belmondo emTécnica de um Delator, e Michael Caine em O Arquivo Confidenciavestem trenches para fazer a conexão com o mundo dos detetives.


ANOS 1970: NOVOS TECIDOS

A versão de couro surgiu na década de 30, mas ganhou força nos anos 1970. Enquanto a Burberry se mantém clássica, marcas como London Fog e Aquascutum apostam no couro e nas versões estampadas. Peter Falk ainda usava um liso no seriado Columbo,mas Jane Fonda e Julie Christie aderiram ao estilo sexy nos filmes Klute O Céu Pode Esperar. Os estilistas da época exploraram materiais diferentes, como lona, tricô e veludo.


ANOS 1980: DARKS E GÓTICOS

É uma fase de reinterpretações do clássico dos anos 1940. YSL usou o trench regularmente em suas coleções 80’s, inclusive com as famosas ombreiras que fizeram fama nessa década. A princesa Diana foi fotografada várias vezes com seu Burberry nos dias de chuva londrinos. Usado por Michael Douglas em Wall Street, de 1987, o trench se tornou a marca dos grandes executivos. Grupos dark e góticos também embarcaram na onda trench.


ANOS 1990: ARQUIVO X

O trench sai de cena na moda e é mantido praticamente apenas na versão clássica pela Burberry. Aparece no filme Dick Tracy estrelado por Warren Beatty, em 1990, e ajuda a construir os personagens de David Duchovny e Gillian Anderson em Arquivo X e volta a aparecer acompanhando o personagem de Alfred Molina, o Dr. Octopus de Homem Aranha 2. No final da década de 1990, Calvin Klein começa a reviver esse clássico com versões mais sexy.

ANOS 2000: HERANÇA MODERNA

Com Christopher Bailey assumindo a direção criativa da Burberry, em 2001, o trench se tornou a peça chic/fundamental no closet de toda mulher. Ganhou pequenos ajustes, que o tornaram mais moderno, e campanhas à altura, estreladas por Kate Moss e Agyness Deyn. Outros designers, de Marc Jacobs a Dior, seguiram a tendência. O retorno da Burberry ao mundo fashion eleva o trench à condição de peça trendy, sem perder suas linhas fortes e detalhes simples, a combinação que faz dele um clássico super desejado. 


foi só eu que ameeeeeei esse ?

que luxo 


Eles são chiquérrimos, eu sou suspeita em falar porque sou apaixonada por trench coat. E vocês o que acham dessas belezinhas? 



4 comentários :

Unknown disse...

Nossa bem antigo, e fica show! Dos modelos antigos até os mais recentes, todos estão lindos de acordo com a época :)
Seguindo ♥

http://garotacomglitter.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Selinho :D
http://amordeumapoeta.blogspot.com.br/2013/07/selinho-liebster-award.html

Unknown disse...

Viu só Carol ? Com o tempo eles foram ficando cada vez mais lindos né? E conquistaram nossos corações e nossos guarda-roupas rs
Obrigada pelo carinho,segui de volta <3

Unknown disse...

Ebaaa \õ/ muito obrigada pelo carinho Inna :3